A Utilização Das Tecnologias Da Informação e Comunicação Nas Aulas De Matemática: Limites e Possibilidades
A utilização das tecnologias nas aulas de Matemática pode promover mudanças na dinâmica
da sala de aula e também nas formas de ensinar e de aprender os conteúdos. Para tanto, os
professores precisam compreender e ter clareza das possibilidades e também dos limites
das tecnologias. Nesse contexto, este artigo busca discutir alguns limites e possibilidades da
utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – nas aulas de Matemática,
sob a ótica de 16 professores. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários e
entrevistas semiestruturadas para a produção de dados. A análise dos
dados evidenciou que
as TIC podem minimizar a exclusão digital e despertar nos alunos o interesse e a motivação
para aprender Matemática. Podem ainda facilitar a compreensão dos conteúdos, como a
visualização em Geometria, e desenvolver a criatividade e a imaginação. Identificamos
diferentes formas de utilização nos comentários dos professores, sendo que, em regra, essas
práticas não exploraram toda a potencialidade das tecnologias. Além disso, as primeiras
experiências com as TIC podem ser vistas pelos alunos como diversão e, dessa forma,
os objetivos do professor podem não ser alcançados. Assim, os professores estão ainda
caminhando pela zona de conforto, mas eles parecem estar em um movimento de tatear,
testar, experimentar e explorar as TIC nas aulas de Matemática.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Limites, Possibilidades, Ensino e aprendizagem da Matemática
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Limites, Possibilidades, Ensino e aprendizagem da Matemática
Comentários
Postar um comentário